3DSecco Serviços e Informática Ltda.

Por que migrar para CAD 3D?


  • Para ser mais competitivo;
  • Para se atualizar tecnologicamente;
  • Para melhorar os processos de projeto e desenvolvimento dos seus produtos;
  • Para melhorar a qualidade de seus produtos;
  • Para reduzir custos;
  • Para diminuir o “Time to Market”.

Vantagens do 3D sobre o 2D:


» Visualização e entendimento do projetos:

Desenhos 2D precisam ser interpretados e quanto mais complexos, mais difícil é a sua compreensão. Modelos 3D representam a geometria real das peças e dos conjuntos de um projeto. Formas complexas são compreendidas instantaneamente. A margem de erros de interpretação é muito menor com o 3D.

» Gerenciamento de conjuntos grandes e complexos:

Desenhos de grandes conjuntos são difíceis de gerenciar e de compreender com o CAD 2D além de ser difícil e trabalhoso a criação dos mesmos. Um software de modelamento 3D pode criar e gerenciar grades conjuntos de facilmente e com maior precisão. O conjunto evolui conforme o andamento do projeto.

» Verificação de problemas de montagem:

Com CAD 2D a verificação de erros de montagem é trabalhosa, difícil e demorada, dando margem para erros. Ciclos de verificação e correção são repetidos diversas vezes. Com o 3D, erros de montagem são detectado com facilidade pois a criação das peças e do conjunto são realizadas simultaneamente.

» Simulação de mecanismos:

A verificação do funcionamento de mecanismos no 2D é praticamente impossível. São necessárias várias vistas do conjunto para verificar colisões e interferências. No CAD 3D é possível criar uma animação simulando o funcionamento do mecanismo e a análise de interferências e colisões é realizada em tempo real.

» Redução do ciclo de produção:

Os processos de análise estrutural, usinagem CNC, prototipagem e outros requerem geometria 3D. Projetos em 2D provocam um re-trabalho desnecessário para a conversão da mesma geometria em 3D. A geometria criada diretamente em CAD 3D é utilizada para todas as fases de produção e desenvolvimento.

» Criação instantânea de desenhos:

Com o CAD 3D a criação de desenhos 2D dos modelos 3D é instantânea e automática

» Facilita os processos de documentação, criação de catálogos e marketing:

A geração da documentação, catálogos ou material de marketing muitas vezes exigem a criação de vistas explodidas, isométricas ou foto-realistas que são muito difíceis de conseguir com o CAD 2D. As imagens geradas pelo CAD 3D podem ser facilmente exportadas para softwares de criação gráfica e publicação Web.

» Associatividade bi-direcional:

A associatividade bi-direcional garante a integridade do projeto assegurando que modificações realizadas em modelos, conjuntos ou desenhos sejam refletidas em todo o projeto. Esta é uma das características fundamentais dos modeladores sólidos 3D. No 2D, a alteração de um detalhe do projeto pode provocar a modificação manual de vários desenhos, dando margem para erros.

» Parametrização:

Junto da associatividade bi-direcional, a parametrização é uma das características mais importantes dos modernos modeladores 3D. A parametrização permite que ao alterar uma cota, por exemplo, a geometria de um sólido ou conjunto seja atualizada automaticamente.

» Alterações fáceis e rápidas:

A associatividade e a parametrização do CAD 3Dfazem com que as alterações em um projeto sejam feitas de maneira rápida e fácil.

» Criação de família de produtos com facilidade:

A parametrização também permite que família de peças sejam criadas com facilidade. Os parâmetros são colocados em uma tabela e seus valores são definidos para cada membro da família conforme a necessidade, gerando os modelos modificados automaticamente.


Ganhos com a adoção de CAD 3D

» Modelamento complexo:

Os softwares de CAD 3D possuem recursos de modelamento de sólidos, superfícies e de curvas de formas complexas. Com isso a possibilidade de explorar novas formas e estilos para os produtos é muito grande. Isso faz com que as empresas possam dar uma estilo e característica únicos para os seus produtos.

» Possibilidade de realizar vários tipos de análises:

Como já foi dito anteriormente, a geometria de um sólido 3D permite a realização de várias análises de massa (massa, volume, momentos de inércia, baricentro, etc.), estruturais, térmicas e, no caso de produtos de termo-plásticos, estudos de injeção. No caso de conjuntos é possível a análise de mecanismos e movimento.

» Aproveitamento do legado 2D:

A maioria dos softwares de CAD 3D modernos possibilitam a re-utilização dos desenhos 2D já existentes. Esses desenhos são aproveitados para a a criação dos modelos em 3D, desde que esses desenhos estejam em escala correta.

» Prototipagem virtual:

Os recursos de visualização de modelos e conjuntos somados aos recursos de simulação e de foto-realismos permitem a redução, ou mesmo a eliminação, da necessidade de protótipos físicos.

» Melhor dimensionamento:

A facilidade de modelamento e de realizar modificações mais os recursos de análises por elementos finitos permitem um melhor dimensionamento das partes de um projeto, reduzindo o consumo de matéria prima e custos de material.

» Soluções para diversos tipos de produto e ferramentas:

Os modernos sistemas de CAD 3D possuem módulos e recursos para modelamento de diversos tipos de produtos e necessidades, tais como chapas dobradas (sheet metal), tubulações, cabeamento elétrico, criação de cavidades e matrizes de moldes e ferramentas e diversas outras.


Comparação entre sistemas 2D e 3D

» Tabela de comparação entre softwares 2D e 3D:

Características:

CAD 2D

CAD 3D

Automatização de desenhos:
  • Criação de vistas
  • Criação de seções
  • Dimensionamento
  • Lista de materiais
  • Atualização de todas as vistas refletindo alterações de dimensões.

Não

Sim

Visualização e rotação do projeto.

Limitado

Sim

Criação de desenhos.

Sim

Sim

Criação de família de peças e configurações variáveis de conjuntos.

Não

Sim

Detecção de colisões e interferências em conjuntos e mecanismos.

Não

Sim

Simulação de movimento de mecanismos e animação.

Não

Sim

Apresentação foto-realista do projeto em 3D.

Limitado

Sim

Captura o objetivo em relacionamentos significativos entre dimensões e geometrias.

Não

Sim

Cálculos de propriedades de massa:
  • Massa
  • Volume
  • Área de superfície
  • Centro de massa
  • Momentos de inércia

Não / Muito Limitado

Sim

Capacidade de realizar a análise de elementos finitos em 3D e outras análises.

Não

Sim

Capacidade de gerar caminhos de máquina CNC em 3D e arquivos para prototipagem rápida.

Não

Sim

Precisão de desenhos.

Limitado

Sim



Retorno sobre o investimento (ROI)

  • Maior produtividade da equipe de projetos;
  • Redução dos erros de projetos;
  • Redução de refugo devido a erros de projeto;
  • Redução ou eliminação da necessidade de protótipos físicos;
  • Ganhos na cadeia produtiva;
  • Redução do “Time to market”.

Consultoria e treinamento:

» Importância do treinamento:

Apesar de todas as vantagens apresentadas, a migração para CAD 3D exige treinamento para a adaptação dos projetistas e desenhistas ao novo modo de projetar e desenhar. Este é um ponto crítico na adoção do novo sistema. Empresas que sub julgaram este passo tiveram sérios problemas na adoção do sistema e até mesmo abandonaram o 3D e voltaram a desenhar em 3D.

» Por que contratar os serviços de uma consultoria?

A contratação de uma consultoria para ajudar nessa transição pode ser muito importante para o sucesso da migração de 2D para 3D. Em um primeiro momento, pode haver uma queda na produtividade com a adoção do novo sistema. O bom treinamento dos usuários e um serviço de consultoria para a adaptação da empresa e de seus funcionários fazem com que o novo sistema seja utilizado em sua plenitude rapidamente.

O serviço de consultoria prestado pela 3DSecco vai desde o auxílio à escolha do melhor software para o cliente, até a execução de projetos piloto para a perfeita adaptação dos projetistas e desenhistas ao novo método de trabalho.

Gráfico